Prefeitura de Quatiguá endurece regras e determina lockdown total na cidade para o feriado de Páscoa


A partir de hoje, 25, já está valendo medidas mais rigorosas contra o COVID-19 na cidade de Quatiguá até o dia 05/04. No mesmo decreto, no artigo 11, fica decretado lockdown total no município nos dias 02, 03 e 04 de abril
 
A Prefeitura de Quatiguá adotou medidas de isolamento social rígidas, com declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública no município, em decorrência da pandemia.
O endurecimento nas regras e decisão de Lockdown total no feriado de Páscoa, com a suspensão de todas as atividades não essenciais, inclusive serviços públicos municipais, bem como a circulação de pessoas em vias e espaços públicos de 02 a 04 de abril foi informado por meio de decreto municipal 25/20221.
O decreto assinado pela prefeita Adelita Parmezan de Moraes e publicado pela Prefeitura nessa quinta-feira (25), ficou instituído restrição provisória de circulação em todo âmbito municipal, no período compreendido das 23h30 às 5h, todos os dias até dia 05 de abril, podendo ser prorrogado. O comércio em geral, indústrias e prestadores de serviços funcionam até 01/04, obedecendo as restrições de circulação e as determinações de prevenção já estipuladas pela secretaria de saúde. O horário de funcionamento das atividades é das 08 às 19hs de segunda a sexta-feira e das 08 às 12hs aos sábados.
Para o funcionamento de supermercados, bancos e lotéricas que possuem 8 ou mais funcionários, uma nova regra foi instituída com a finalidade de aumentar a eficácia dos protocolos de segurança. Estes estabelecimentos deverão nomear um fiscalizador para orientar e corrigir possíveis falhas e efetuar a verificação da temperatura dos clientes que chegam no prédio.
Eventos de todos os tipos, comemorações e festividades também estão proibidas. Lanchonetes e pizzarias funcionarão das 18 às 23hs com 50% da capacidade e distanciamento. Após o horário, somente delivey. Os bares e conveniências funcionarão das 8 às 17hs e aos sábados das 8 às 12hs.
Academias e atividades religiosas poderão funcionar com 40% da capacidade máxima.
Velórios acontecerão na casa mortuária, num período máximo de 3hs.
Na determinação do isolamento social rígido em Quatiguá está prevista a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas com a ressalva de situações, como: deslocamento para atendimento médico, para serviços de segurança, fornecimento de alimentos via delivery, atividades religiosas com a porcentagem de acordo com o decreto, circulação de pessoas em hospitais, e farmácias, além de posto de saúde, circulação nos locais de trabalho de servidores da saúde, entregadores de delivery e participantes das atividades religiosas.
Em Quatiguá estão proibidos eventos de qualquer natureza que causem aglomeração de pessoas e aulas presenciais nas escolas públicas e respectivo transporte escolar. Fica determinada a realização de blitz sanitária, de forma efetiva e ostensiva na fiscalização do cumprimento do decreto e na penalização para quem descumpri-lo.Ainda de acordo com a Prefeitura de Quatiguá, o descumprimento do decreto sujeita o infrator à multa de 500 a 10 mil reais, de acordo com a gravidade da infração, que será fixado pelo Departamento da Vigilância Sanitária Municipal às pessoas físicas ou jurídicas infratoras.
Segundo a prefeita Adelita, a medida é para evitar que as pessoas se contaminem no feriado de sexta-feira santa e Páscoa, e também diminuir que visitantes venham em massa para a cidade. “Infelizmente, temos que tomar medidas preventivas mais duras para evitar uma explosão de casos, como acontece em várias cidades, restringir a circulação de pessoas e aumentar os protocolos de segurança no comércio, aliado à conscientização da população, enquanto a vacina não chega para todos”, declarou a prefeita".
Confira abaixo a íntegra do decreto:

Fonte: Da Redação - Postado em 25/03/2021



Copyright 2021 - Todos os Direitos reservados